Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e policiais da 1ª Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães apreenderam, nesta quarta-feira (3.9), 12,7 kg de pescado irregular na Estrada Parque Transpantaneira, em Poconé. A ação ocorreu após denúncia recebida pela equipe de inteligência do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.
O condutor do veículo S-10 teve o automóvel apreendido e foi conduzido à Delegacia de Polícia. Além disso, deverá pagar multa no valor de R$ 6.273,00. O pescado, por ser perecível, foi doado ao Lar dos Idosos de Poconé.
Segundo o auto de infração, foram apreendidos 7,350 kg de filé de pintado descaracterizado — espécie cuja captura e transporte são proibidos —, 4,295 kg de piranha e 1,090 kg de bagre. No estado de Mato Grosso, a captura, transporte, armazenamento e comercialização de 12 espécies de peixes são proibidos, incluindo cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubim, piraíba, piraputanga, pirarara, pirarucu, trairão e tucunaré.
A Sema reforça que crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial pelo telefone 3613-7398 ou 98153-0255 (telefone ou WhatsApp), pelo e-mail [email protected]