Foto: Reprodução
Segunda, 19 de fevereiro de 2024 - 17:50:32
Movimentação ferroviária no Brasil atinge pico em cinco anos, impulsionada por recuperação econômica e parcerias
AGRONEGÓCIO
Em 2023, o transporte de cargas por ferrovias alcança o terceiro maior volume da série histórica, destacando crescimento de 64% desde 2006, segundo relatório da ANTF

A movimentação de cargas por ferrovias no Brasil atingiu, em 2023, o mais alto patamar em cinco anos, revelando um total de 530,6 milhões de toneladas úteis transportadas por trens, conforme dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Este desempenho, considerado o terceiro maior da série histórica, é apenas superado pelo recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis em 2018 e 538,3 milhões em 2017, indicando um aumento de 64% no volume de carga transportado por ferrovias no Brasil de 2006 a 2023, conforme aponta o relatório.

Ao excluir as cargas de minério de ferro, o desempenho se destaca ainda mais. No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral, abrangendo produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e outras mercadorias, totalizou 148,6 milhões de toneladas úteis, marcando o maior volume desde 2005, quando foram movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis.

A Casa Civil atribui esse crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. A combinação de investimentos públicos e privados tem permitido melhorias na malha ferroviária. Destacam-se realizações como a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e o avanço das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). O novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

O governo enfatiza o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias, a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes, visando aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Parcerias público-privadas também liberarão recursos do Orçamento para outras importantes obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia. Com Informaçoes do Valor Econômico

 

Fonte: Portal do Agronegócio

Texto/Fonte: Fonte: Portal do Agronegócio