Foto: Mato Grosso Econômico
Segunda, 25 de março de 2024 - 09:59:17
Movimento do Comércio na Páscoa de 2024 Deve Atingir Cerca de R$ 292 Milhões em Mato Grosso
Movimento do Comércio na Páscoa de 2024
Deve Atingir Cerca de R$ 292 Milhões em Mato Grosso

A Páscoa é um momento significativo para o comércio em Mato Grosso, prevendo-se uma movimentação financeira em torno de R$ 292 milhões este ano, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Detalhes da Pesquisa:

A pesquisa “Intenção de Compras para a Páscoa” foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 20 de março, abrangendo 501 entrevistados em 32 municípios do estado. Dentre os respondentes, 37% afirmaram que irão comprar produtos alusivos à data.

Preferências de Compra:

Dos entrevistados que planejam realizar compras, 58% pretendem adquirir ovos de Páscoa industrializados, enquanto 25% optarão por ovos artesanais. Caixas de bombom foram lembradas por 14% dos entrevistados. Quanto a outros produtos de alimentação, 31% têm a intenção de consumir peixe, 20% bebidas, e 13% verduras e legumes.

Aumento nos Gastos:

A pretensão média de gastos para a Páscoa de 2024 é de R$ 279,75, apresentando um aumento de 39,33% em relação aos gastos verificados no ano anterior, que foram de R$ 200,79.

Perspectivas do Presidente da Fecomércio-MT:

José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT, destaca a importância da Páscoa para o comércio mato-grossense e observa um cenário positivo para o consumo em 2024, com maior diversificação nos produtos a serem comprados e aumento na média de gastos em comparação ao ano anterior.

Expectativas e Preferências dos Consumidores:

Apesar do aumento no ticket médio neste ano, a pesquisa revela que metade dos mato-grossenses (50%) não planejam consumir na Páscoa, e outros 13% ainda estão indecisos. Os motivos para não comprar incluem não comemorar a data (59%), falta de tempo (22%) e condições financeiras (19%).

Hábitos de Compra e Comparação com Ano Anterior:

Em relação aos hábitos de compra, 18% dos entrevistados pretendem realizar suas compras no sábado, seguido por 8% que optam pela quinta-feira. Quanto aos gastos em comparação com a Páscoa de 2023, 37% afirmaram que gastarão o mesmo este ano, enquanto 26% planejam gastar mais.

Texto/Fonte: Fonte: Yan Rocha/MTUOL com informações do Mato Grosso Econômico