Foto: Reprodução/TV TEM
Thursday, 28 de August de 2025 - 09:48:59
MP investiga pressão do PCC sobre empresários do setor sucroalcooleiro em SP
CRIME ORGANIZADO

O Ministério Público de São Paulo revelou que empresários do ramo da cana-de-açúcar eram coagidos pelo PCC a vender propriedades e usinas. Denúncias encaminhadas ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) apontam que fazendeiros, donos de postos e transportadoras ligadas ao setor sucroalcooleiro eram alvo de ameaças, incluindo incêndios criminosos em canaviais e empresas.

Segundo relatos, os negócios eram fechados em dinheiro vivo, com valores abaixo do mercado e intimidação direta para evitar desistências ou denúncias. Empresários afirmaram temer o avanço do crime organizado sobre o setor, em uma estratégia de dominação territorial.

As apurações estaduais revelaram também crimes de sonegação fiscal bilionária, lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis com importação irregular de metanol. Com isso, o caso passou a contar com a colaboração do Ministério Público Federal, Receita Federal e Polícia Federal.

Nesta quinta-feira, uma operação conjunta foi deflagrada, resultando em mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal e ordens de busca e apreensão em nível estadual contra suspeitos de ligação com o PCC.

Texto/Fonte: G1