Foto:
Segunda, 26 de outubro de 2020 - 08:27:16
MST denuncia que "barões do campo" não pagam ICMS em MT
AGRONEGÓCIO
Moivmento destaca riqueza de Sorriso e caos social ao mesmo tempo

O economista João Pedro Stédile, fundador e membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) criticou em seu Twitter o município de Sorriso  (distante 420 km de Cuiabá). O ativista aponta que Sorriso é um dos maiores produtores de soja no mundo, mas não investe em Saúde e Educação. 

O município é  conhecido como a capital nacional do agronegócio e possui cerca de 600 mil hectares da área plantada de soja.  Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sorriso alcançou o maior valor de produção agrícola do País em 2019: R$ 3,9 bilhões.

O montante representa um salto de 19,7% em relação ao ano anterior. Os dados são da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) 2019 divulgada pelo IBGE no começo do mês. Ainda conforme os dados, Sorriso foi o maior produtor nacional de milho e de soja: 3,2 milhões de toneladas de milho, com um acréscimo de 11,4% em relação ao ano anterior, e 2,1 milhões toneladas de soja, o que representou uma retração de 4%.

“Sorriso MT é o maior produtor mundial de soja e teve um PIB agrícola de 3,9 bilhões em 2019. Não pagam nada de ICMS. E pior, o município fica em 2.274° lugar em mortalidade infantil e em 4.193° em taxa de escolaridade. Agro é bom para meia dúzia”, escreveu. 

Stedile também destaca notícia do The Guardian, que segundo ele, teria denunciado  que a Companhia Monsanto (uma empresa multinacional de agricultura e biotecnologia detida pela Bayer), teria pagado ao Google para que arquivos de notícias ruins fossem retirados do ar. “The Guardian denuncia de que a Monsanto/Bayer pagaram para o Google retirar dos arquivos noticias ruins, que denunciavam problemas com agrotóxicos. Essa é a democracia do capital. Vale tudo pelo lucro. Mas um dia terá fim”, escreveu. 

Ele também escreveu uma série de textos pedindo investigações mais detalhadas para apurar as causas dos incêndios no pantanal.  "A mentira tem perna curta. Entre as fazendas que a PF diz ter começado o fogo no pantanal tem a BRPEC AGRO-PECUARIA S.A  com nada menos de 132 mil hectares, no município de Miranda (MS)... Ou seja muito gado. E muito nada. A fazenda de pecuária é maior da maioria dos municípios brasileiros", disparou. 

 

St�dile Sorriso

 

VOLTA

Texto/Fonte: