O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, lançou um alerta para o baixo nível dos estoques e está pedindo a colaboração da população, especialmente dos doadores dos tipos O+, O-, AB- e B-, que estão em estado de atenção.
De acordo com o diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, além de atender às demandas hospitalares de todo o estado, o MT Hemocentro também será unidade de retaguarda durante a COP 30, conferência climática que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). O evento reunirá chefes de Estado, representantes internacionais, diplomatas, empresários e ativistas de diversas partes do mundo.
“Precisamos manter nossos estoques estáveis para garantir o abastecimento local e, se necessário, apoiar situações emergenciais que possam ocorrer durante a COP 30, como acidentes ou desastres”, explicou Modolo.
O diretor reforçou o convite para que os cidadãos compareçam à sede da instituição, localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, no Centro Sul de Cuiabá, e façam a doação. “Contamos com os mato-grossenses para reforçar nossos estoques. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas há maior necessidade dos tipos O+, O-, AB- e B-”, destacou.
O MT Hemocentro realiza coletas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem interrupção para almoço.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e boa saúde geral. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Já os doadores com mais de 60 anos só podem participar se já tiverem doado antes dos 60.
Homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres até três vezes, com intervalos mínimos de 60 e 90 dias, respectivamente. São coletados até 450 ml por doação, e o doador deve evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após o procedimento.
Os voluntários podem agendar a doação pelo Sistema de Agendamento Online, via WhatsApp (65) 98433-0624 ou pelos telefones (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026. O Hemocentro fornece comprovante de comparecimento e atestado de doação, válido para justificar a ausência no trabalho.