Foto: Reprodução
Sexta, 15 de outubro de 2021 - 07:30:55
MT não tem prazo para liberar uso de máscaras
COVID EM QUEDA
Gilberto Figueiredo diz que, apesar de redução de casos, momento é de cuidado

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta quinta-feira (14), que mesmo após a revogação de decretos estabelecidos desde o início da pandemia de Covid-19, ainda não há previsão para abandonar o uso da máscara facial em Mato Grosso. Em nível nacional, o presidente Jair Bolsonaro vem pressionando para liberar a exigência da máscara diante do avanço da vacinação.

No início do mês, com a diminuição nos números de casos da Covid-19, o Governo do Estado revogou todas as medidas restritivas de combate e prevenção à Covid-19 e manteve obrigatório apenas o uso da máscara como medida de biossegurança para a Covid-19, em espaços públicos e privados, inclusive para imunizados. Figueiredo explicou que, apesar das flexibilizações, ainda não é o momento de abandonar o uso do acessório de proteção. 

“Todos querem voltar ao normal, nós entendemos que ainda temos que nos precaver a pandemia não acabou. Eu continuo sempre insistindo com as pessoas de que existe ainda perigo e é preciso que a gente se proteja. Mas, quando nós entendermos que é o momento adequado para dispensar esse material de proteção individual, assim será. Mas, por enquanto, a lei continua em vigência”, destacou o secretário durante a entrega da estrutura ampliada da Central de Imunobiológicos de Mato Grosso.

De acordo com o secretário, ainda não há um prazo estipulado para "abolir" as máscaras, destacando que é a continuidade da redução de casos que fará com que isso aconteça. “Não tem prazo, o prazo são os indicadores da pandemia, a situação epidemiológica do país e do Estado”, disse o secretário.

Texto/Fonte: EMILY MAGALHÃES-Folha Max