Foto: Reprodução
Quarta, 11 de maio de 2022 - 17:28:12
MT tem 25 casos de raiva animal neste ano; maioria em bovinos e equinos e um em morcego
LUCAS DO RIO VERDE

Mato Grosso já registrou 25 focos de raiva em bovinos no primeiro quadrimestre de 2022 e confirmou o ocorrência rara da doença em um morcego. Em 2021, o estado teve 27 focos em 12 meses. A Vigilância Sanitária de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, emitiu um alerta epidemiológico após a confirmação da doença no mamífero voador.

O caso de raiva em morcego é rara. Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), foram quatro casos de ocorrência da doença no animal entre 2009 e 2021.

A raiva é uma doença que ataca, na maioria das vezes, bovinos e equinos. Os casos em morcegos são raros.

O médico veterinário do Indea Alisson Seganfredo Cericatto disse que, após o início dos sintomas, os animais morrem entre seis a sete dias.

O especialista destaca que é preciso realizar a vacinação dos animais para evitar que a raiva seja transmitida à população. "A vacina é a única forma de prevenção, a falta da vacinação permite que outros animais sejam contaminados e que a doença permaneça no nosso rebanho", disse o veterinário.

O médico veterinário disse que é importante comunicar o Indea quando encontrar animais com sintomas de raiva. "O órgão faz o controle da doença e dos morcegos hematófagos, que consomem sangue. Caso alguém veja um animal com habito diferente é preciso ligar para a secretaria de saúde, é importante que as pessoas não toquem nesses animais", destacou.

Caso em Lucas do Rio Verde

 

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde confirmou o primeiro caso de um morcego que portava o vírus da raiva, no Bairro Pioneiro. A Vigilância Sanitária emitiu alerta epidemiológico após a confirmação.

No município, não havia registros de raiva em morcego, tendo sido diagnosticado apenas um caso positivo de raiva em bovino no ano de 2019.

De acordo com a prefeitura, o morcego foi encontrado em uma residência no bairro. A análise do exame foi feita pelo Laboratório de Apoio à Saúde Animal do Indea.

A raiva é transmitida ao homem quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele lesionada ou mucosa, por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal.

Segundo a Vigilância Sanitária, caso haja possível exposição ao vírus ou contato com o animal, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde para atendimento, se necessário, aplicação de vacina ou soro antirrábico.

Os morcegos são animais com hábitos noturnos. Entretanto, o que chamou a atenção da Secretaria é que o morcego foi encontrado durante o dia, tentando morder um animal doméstico.

Outro morcego encontrado morto foi enviado para análise no laboratório.

Com a confirmação do caso, a Secretaria alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados:

 

  1. É importante que cães e gatos domiciliados estejam vacinados contra a raiva;
  2. Se encontrar um morcego, não toque no animal e nem deixe que outras pessoas ou animais se aproximem;
  3. Isole o morcego em um recipiente para evitar fugas e utilize baldes ou caixas;
  4. Após isso, é preciso entrar em contato com a Vigilância Sanitária.

 

Texto/Fonte: G1 MT