Foto: REPRODUÇÃO/ Pixabay
Segunda, 15 de janeiro de 2024 - 08:51:23
Mudanças climáticas estão impactando agronegócio brasileiro, diz pesquisador
ENTREVISTA
Eduardo Assad destacou que é preciso adotar medidas de adaptação para evitar perdas ainda maiores nas lavouras

Eduardo Assad, pesquisador do Observatório de Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), alertou em entrevista ao Rural Notícias sobre os desafios climáticos que o agronegócio brasileiro enfrenta.

Pesquisador destaca os desafios do agro diante das mudanças climáticas | Canal Rural

Assad destacou que as mudanças climáticas já estão impactando a produtividade agrícola no país, e que é preciso adotar medidas de adaptação para evitar perdas ainda maiores.

“Temos alguns estudos que me preocupam bastante. Eles mostram que 40% do setor agropecuário brasileiro não acredita em mudança climática. No entanto, há estudos científicos que comprovam a existência dessa mudança. Já ouvi produtores rurais dizerem o seguinte: “Ah, os dinossauros morreram e nada aconteceu comigo. Se o urso polar sumir, também não vai ter problema. Vamos em frente!”. Essa visão precisa ser mudada, pois ela está afetando o bolso dos produtores. Estamos avisando: é preciso plantar árvores, adotar sistemas integrados, combinar floresta com soja e braquiária. Se não fizermos isso, não conseguiremos sobreviver”, disse.

 

MERCADO

Veja os preços da soja após o relatório do USDA

Assad lembrou que os primeiros diagnósticos sobre os efeitos das mudanças climáticas no agronegócio brasileiro foram feitos há muito tempo.

Desde então, a frequência de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e ondas de calor, vem crescendo.

Em relação à sustentabilidade, acredito que a maioria dos produtores já entendeu que não é um custo, mas um investimento. Quando você investe no meio ambiente, pode até ter um retorno financeiro maior. No caso da sustentabilidade, sistemas como integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta e pecuária-floresta são investimentos que os agricultores fazem. No início, eles são um pouco mais caros, mas nos anos seguintes, o risco de perda de safra é muito menor. Por isso, estamos insistindo: prestem atenção, as técnicas estão aí, usem as variedades mais adaptadas. E o segredo está na raiz. Plante de forma que as raízes cheguem a 40 ou 50 centímetros de profundidade. Se conseguirmos fazer isso, cenas como essa que vocês estão mostrando não vão acontecer.

Texto/Fonte: Com Informações, Canal Rural