Uma história emocionante de honestidade ganhou destaque em Veranópolis (RS). Albino Marin, de 68 anos, tesoureiro do Veranópolis Esporte Clube, perdeu uma maleta contendo R$ 15 mil ao esquecê-la sobre o carro e sair dirigindo após uma consulta médica na última segunda-feira (12). O dinheiro havia sido arrecadado em um campeonato amador para ajudar o clube nas despesas da Série A2 do Gauchão.
A maleta caiu no asfalto logo após a primeira curva. Enquanto motoristas desviavam do objeto, a cuidadora de idosos Maria do Carmo Carissimi, de 53 anos, a recolheu. “Vi que tinha dinheiro e documentos. Mesmo sem saber quem era, eu precisava devolver, aquilo não era meu”, contou. Sem conseguir identificar Albino pelas redes sociais, ela pediu que o marido guardasse a mala até que localizassem o dono.
Do outro lado da situação, Albino só notou o sumiço ao chegar a um supermercado. Desesperado, retornou ao hospital diversas vezes em busca da maleta. Mesmo abalado, tentou comparecer ao jantar de apresentação do elenco do clube, mas acabou desmaiando na entrada, devido à queda de pressão, e precisou de atendimento médico.
Enquanto isso, com a ajuda de conhecidos, Maria do Carmo descobriu a identidade de Albino e foi até o hospital para devolver a maleta. O reencontro aconteceu ainda na emergência e emocionou os dois. “Ela estava mais nervosa do que eu! Disse que não ia conseguir dormir se não achasse o dono”, relatou Albino. Maria destacou: “Mesmo que eu estivesse em dificuldades, jamais ficaria com o que não é meu. Me senti muito bem fazendo isso.”
Na terça-feira (13), uma rádio local promoveu um novo encontro entre os dois, selado por um abraço comovente. “Ainda dá para acreditar no bem”, declarou Albino, grato pelo gesto de honestidade.