Foto: MTUOL
Segunda, 08 de abril de 2024 - 14:25:55
Município de Sorriso Avança com Lei de Prevenção à Depressão e ao Suicídio nas Escolas
Município de Sorriso Avança com Lei de Prevenção
Depressão e ao Suicídio nas Escolas

Na busca por promover a saúde mental de crianças e adolescentes, a cidade de Sorriso dá um passo importante com a sanção da Lei nº 3.512, assinada pelo prefeito Ari Lafin no dia 4 de abril. A medida autoriza as escolas a implementarem o Programa Municipal de Ações Preventivas à Depressão e ao Suicídio na Rede de Ensino, fortalecendo ainda mais o Programa Fortalecendo Sonhos, instituído pela Lei nº 3.262/2022.

A iniciativa visa conscientizar, prevenir e intervir precocemente em casos de depressão e ideação suicida entre os jovens. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com profissionais de saúde mental, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e outros especialistas capacitados, o programa inclui ações educativas, informativas e de apoio psicossocial, como rodas de conversa nas unidades escolares com alunos e famílias.

Além disso, os professores e demais funcionários da rede municipal de ensino passarão por capacitações para identificar sinais de alerta e oferecer apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade psicológica. Entre as atividades previstas estão palestras, campanhas de conscientização sobre saúde mental, depressão e prevenção do suicídio, bem como a implementação de atividades extracurriculares focadas no bem-estar emocional e na resiliência dos estudantes.

A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, destaca a importância desse trabalho preventivo, integrado com outras políticas públicas municipais, visando uma abordagem holística e eficaz na prevenção da depressão e do suicídio entre crianças e adolescentes. Em casos identificados, os alunos serão encaminhados para receber acompanhamento adequado em unidades de saúde, garantindo assim um suporte necessário nesse aspecto tão fundamental para o desenvolvimento saudável dos jovens sorrisenses.

Texto/Fonte: Fonte:Helen Oliveira/MTUOL com informações da Redação com Decom