Foto: Ney Pinheiro / Prefeitura Sorriso
Quinta, 17 de junho de 2021 - 12:12:04
Município intensifica fiscalização com reforço de forças de segurança
REFORÇO NA SEGURANÇA

Com praças e parques lacrados e toque de recolher instituído pelo próprio Município (o toque de recolher da meia-noite às cinco da manhã vigora desde o início de junho); Sorriso irá intensificar as ações de fiscalização para coibir aglomerações e festas clandestinas. A informação é do prefeito Ari Lafin. E, para isso, além das forças de segurança estaduais e federal (Polícias Civil, Militar, PRF, Corpo de Bombeiros, Procon) equipes do NIF e da Guarda Municipal, virá reforço de Cuiabá. Quem explica é o comandante do 12ª Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Jorge Almeida.

“Nós solicitamos reforço da PM de Cuiabá para evitar situações como as que vem ocorrendo na Rua Tangará e em alguns outros gargalos”, detalha.

Conforme Almeida, a intenção é orientar e conscientizar. Porém, “todos já são conhecedores do horário do toque de recolher e das medidas protetivas necessárias e caso observarmos algo em desacordo, nós iremos aplicar ações mais restritivas”, explica como a aplicação de multas e detenções, se houver necessidade.

O comandante também pede compreensão por parte da população. “Meia-noite é toque de recolher; estamos chegando em muitos estabelecimentos para fiscalizar e encontramos gente pagando conta, por exemplo. Não é mais horário: meia-noite não pode ter ninguém no estabelecimento. Pedimos a compreensão de todos nesse sentido”, frisa.

O prefeito Ari Lafin lembra que

“há 458 dias estamos trabalhando e lutando contra a Covid-19. Diariamente todas as nossas decisões como gestor da cidade são influenciadas pela curva de contágio da doença”.

Ari pontua que desde o início o trabalho de orientação vem sendo feito. “Agora, mais do que nunca precisamos do apoio e consciência da população, todas as vidas importam”, diz.

Também na reunião, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, fez um apelo à população.

“Por favor, evitem festas. Evitem aglomerações. Tudo o que pedimos é 15 dias sem aglomerações. Não há o que comemorar; estamos vivendo dias negros, perdendo vidas jovens que não são números, dados. São gente, são sonhos, são famílias que estão perdendo mães, gestantes”, relata Marchioro.

"Podem ter certeza de que o uso da máscara que tantos reclamam que sufoca, é bem melhor do que ser intubado. É sobre isso que todos precisam refletir antes de sair de casa”, completa.

Nas últimas 24 horas, o Município registrou 44 novos casos positivos. “Devido a esses números, a esses dados, precisamos redobrar as medidas preventivas”, alerta o secretário.

O prefeito Ari Lafin também frisa a importância de procurar atendimento já nos primeiros sintomas. “O Hospital Municipal de Campanha está aberto 24 horas, temos ainda as Unidades Básicas de Saúde e a Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Sentiu sintomas, busque auxílio”, finaliza.

Toque de recolher

De acordo com o Decreto nr. 516/2021, de 02 de junho, está restrita a circulação de pessoas em todo o território do Município a partir da meia-noite até às 5 horas da manhã. À exceção, estão funcionários, prestadores de serviços e consumidores das atividades e serviços cujo funcionamento é permitido após à meia-noite, ao transporte de cargas e passageiros em estradas municipais, bem como outras situações específicas a serem analisadas pela autoridade policial responsável pela fiscalização.

Caso sejam descumpridas as medidas, será lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente, além da aplicação de multas pela fiscalização municipal e sanções cíveis cabíveis.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria
Galeria de imagens desta notícia