Foto: Reginaldo de Souza / Assessoria Prefeitura
Sexta, 23 de julho de 2021 - 15:00:59
Município recebe primeira ambulância própria equipada com UTI móvel
Avanço
Veículo é equipado com aparelhos de urgência e emergência

“Um presente para Sorriso; um presente que aguardamos há 35 anos”, foi dessa forma que o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, comemorou o recebimento de uma ambulância equipada com UTI móvel hoje (23). O veículo conta com aparelho de intubação, respirador e desfibrilador, podendo atender como um leito de unidade de tratamento intensivo durante o transporte de pacientes.

Marchioro lembrou que uma UTI móvel é um anseio antigo, comum à várias administrações sorrisenses. “Eu mesmo, ainda em 2009 solicitei uma UTI móvel; foi minha primeira indicação naquele ano; então ver esse veículo no pátio da Prefeitura e ouvir essa sirene ligada hoje e saber que o veículo pertence ao nosso Município e aos nossos cidadãos é uma emoção incomparável”, frisa.

O secretário disse que diariamente vivencia a dor de familiares que buscam ambulâncias equipadas com UTIs para a transferência de familiares hospitalizados e sabe o quanto isso é angustiante. “Já vivi essa situação dentro da minha família e revivo todos os dias na minha função, quer seja ou pelo avanço da pandemia ou por outras questões de saúde. Nesse momento estamos recebendo as chaves do veículo que já está pronto para rodar e podemos tranquilizar as famílias sorrisenses dizendo que dispomos de um veículo do Município equipado com respirador e demais aparelhos de emergência. É um alívio”, detalha.

Hoje, o serviço de transporte de pacientes em ambulâncias com UTI móvel é terceirizado. “Sabemos que vamos continuar necessitando dos serviços terceirizados; agradecemos quem vem nos atendendo com agilidade e agora contamos com um reforço próprio de Sorriso”, acrescenta Marchioro.

Conforme o secretário, a ambulância equipada com os parelhos de emergência e urgência, já faz parte de um planejamento maior da Secretaria. “Futuramente, esperamos poder atender emergências com a presença de médicos no local das chamadas”, explica. “Esse é mais um sonho que estamos construindo aos poucos e que precisa de muito trabalho para ser concretizado e que precisa ser levado em frente e que ganhará força com o início das atividades da Faculdade de Medicina ”, detalha.

Responsável por passar as chaves à Secretaria de Saúde e Saneamento, o prefeito Ari Lafin, pontua que a ambulância garantirá que o transporte de pacientes seja realizado com qualidade e agilidade.

“Nossa meta é levar qualidade no atendimento à nossa população. Diariamente estamos realizando investimentos na área da saúde. Essa ambulância é essencial nesse momento em que estamos vivendo”, destaca Ari.

“Claro que o ideal seria não necessitarmos de uma UTI móvel; mas, hoje estamos mais tranquilos em poder dizer que dispomos do veículo e que ele está à disposição da população”, ressalta.

Para a aquisição do veículo e dos equipamentos foram investidos R$ 300 mil, sendo metade do valor oriundo de recursos próprios do município e metade de emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado José Domingos Fraga Filho.

A entrega foi acompanhada pelos vereadores Diogo Kriguer, Maurício Gomes, Celso Kosak e o presidente da Casa, Leandro Damiani, que destacou a importância do veículo. “É mais segurança e agilidade para os pacientes”, diz Damiani.

Avanços no transporte de pacientes

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, lembra que os avanços no transporte de pacientes também se estendem ao Distrito de Boa Esperança. Recentemente, em junho, o Distrito recebeu uma ambulância equipada com respirador e demais aparelhos de emergência, garantindo que o transporte de pacientes possa ser realizado com qualidade e agilidade. “São 140 quilômetros do Centro, precisamos garantir questões básicas como o transporte seguro de pacientes em situação de crise do Distrito até uma unidade hospitalar”, diz o secretário.

Além disso, avançam as tratativas para que Boa Esperança receba uma ambulância com UTI móvel da Concessionária Intervias. “Assim que completar a tramitação legal a Intervias cederá ao Município para que o veículo seja usado pela população do Distrito”, explica.

Texto/Fonte: Claudia Lazarotto / Assessoria Prefeitura
Galeria de imagens desta notícia