Foto: REPRODUÇÃO
Sexta, 21 de julho de 2023 - 09:09:17
Músico Marcelo Bonfá compartilha reflexões de Renato Russo escritas em papel de pão sobre primeiros shows da Legião Urbana
CURIOSIDADES BRASILEIRAS
Baterista publicou planos do vocalista para o segundo show da carreira da banda, que ocorreria em Brasília. Texto foi escrito após a estreia do trio em 5 de setembro de 1982, no 'Festival Rock no Parque' realizado em Patos de Minas.

O baterista Marcelo Bonfá, ex-Legião Urbana, compartilhou em uma rede social fotos de um texto escrito à mão pelo ex-companheiro de banda Renato Russo. No depoimento, escrito em um papel de pão, o cantor contava sobre a primeira apresentação do grupo, que ocorreu em Patos de Minas em setembro de 1982.

Na postagem, Bonfá conta que Renato gostava de registrar os momentos vividos pela banda. No manuscrito compartilhado por ele, Russo escreveu sobre a origem de Legião Urbana às vésperas do segundo show, que seria em Brasília (DF).

"O grupo foi formado por Marcelo Bonfá (bateria, do Dado e o Reino Animal), Renato Russo (baixo, do Aborto Elétrico) e Eduardo Paraná (guitarra, do Boca Seca) em julho de 1982. A primeira apresentação foi no “Festival Rock no Parque”, realizado em Patos de Minas. Agora chega a vez de Brasília: esta é a nossa primeira apresentação aqui", diz o manuscrito.

No mesmo texto, o artista também fez uma reflexão sobre quais eram os princípios da banda, que foi encerrada em 1996 após a morte de Renato.

"Achamos que o importante é falar de coisas que acontecem com a gente: escolas, festas, cotidiano, como vemos o mundo, como o mundo nos vê. Chegou a hora do pessoal começar a se tocar [que] importante é fazer o que você quer e ficar bem com todo mundo que quer se divertir", completa.

Manuscrito Legião Urbana Renato Russo — Foto: Marcelo Bonfá/Redes Sociais

Manuscrito Legião Urbana Renato Russo — Foto: Marcelo Bonfá/Redes Sociais

 

O primeiro show

 

O show em Patos de Minas em 1982 ocorreu durante o festival "Rock no Parque". Produtor responsável por marcar a apresentação na cidade, Carlos Alberto Xaulim contou ao g1 que foi dele a ideia de organizar um festival de rock em um local com mais apreço pelo sertanejo

"O Rock no Parque surgiu da vontade de fazer um evento com essa trilha sonora em Patos de Minas, uma cidade que historicamente sempre foi muito ligada à música caipira, à música sertaneja, até por conta da atividade econômica da cidade, que é forte na agricultura e pecuária", explicou.

O curioso é que, no cartaz de divulgação do evento, não há o nome "Legião Urbana" entre as bandas participantes. Em vez disso, aparece o grupo "Aborto Elétrico", primeira banda que Renato Russo fez parte e que terminou meses antes do festival.

"Quando eu entrei em contato com o Renato e convidei para se apresentar, a banda ainda chamava Aborto Elétrico. Talvez uns dez dias antes o Renato me ligou pedindo para mudar o nome da banda no material. Eu acho que eu devo ter sido muito cético com relação a essa mudança e não troquei, porque de Aborto Elétrico para Legião Urbana, eram ambas muito desconhecidas", explicou Xaulim.

Cartaz do festival Rock no Parque, em Patos de Minas, de 1982 — Foto: Cadoro Produções/Arquivo

Cartaz do festival Rock no Parque, em Patos de Minas, de 1982 — Foto: Cadoro Produções/Arquivo

 

Texto/Fonte: G1