Foto: ARQUIVO
Sexta, 07 de maio de 2021 - 10:31:54
Musicoterapia leva esperança e alegria a pacientes
MUSICA E ESPERANÇA
A música desperta emoções e estimula o bem-estar.

Em meio ao sentimento de incerteza, ansiedade e, muitas das vezes, de tristeza, os pacientes que tratam a Covid-19 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, contam com a musicoterapia para renovar a própria esperança.

A metodologia é uma modalidade terapêutica que utiliza elementos musicais como som, ritmos, melodia e harmonia para promover a expressão de conteúdos psicoafetivos nas pessoas. 

Implementada em julho de 2020 pelo psicólogo da unidade estadual, Ricardo Souza Oliveira, a musicoterapia já atendeu cerca de 100 pacientes do Hospital Metropolitano. 

“Muitos pacientes chegam ao hospital com medo, ansiosos, preocupados, chorosos e até sem esperança. Nesses momentos, procuro fazer o atendimento psicológico e, logo em seguida, faço a musicoterapia”, conta o profissional. 

Hospital Metropolitano

Um estudo realizado em 2011 pela Universidade de Drexel (Estados Unidos), com atualizações divulgadas em agosto de 2016, mostrou que a terapia com a música parece contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga. 

De acordo com Ricardo, esses benefícios têm sido notórios no decorrer do tratamento com os pacientes da unidade hospitalar. “Diante de tudo que eu tenho vivenciado e observado nos pacientes, vejo melhoras no quadro clínico, além do emocional estar em constante evolução. Percebo principalmente a aceitação ao tratamento e ainda a diminuição na ansiedade”, diz o psicólogo. 

Para a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira Rodrigues, a terapia com a música tem obtido resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da unidade. “A música desperta emoções e estimula o bem-estar, sendo muito importante no processo de recuperação do paciente”, conclui a diretora.

Texto/Fonte: Com Assessoria FolhaMax