Foto: ARQUIVO
Terça, 18 de maio de 2021 - 11:29:49
NBC cancela Globo de Ouro 2022 após reclamações de falta de ética e diversidade
CANCELADO
A cerimônia é tradicionalmente uma das primeiras da temporada de premiações e laureia produções do cinema e da televisão

A rede de televisão norte-americana NBC disse na segunda-feira (10) que não transmitirá a cerimônia do Globo de Ouro de Hollywood em 2022, após reclamações sobre lapsos éticos e falta de diversidade entre o grupo que distribui os prêmios anuais de cinema e televisão.

A decisão da rede televisiva vem após um escândalo envolvendo a Hollywood Foreign Press Assn. (HFPA), organizadora da premiação, e algumas das principais empresas da indústria do entretenimento.

Nos últimos anos, muitas das grandes premiações – como o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro, tem recebido críticas devido à falta de diversidade e de abertura a produções de fora do círculo das maiores produtoras.

Enquanto outras premiações, como o Oscar (que teve seu ano mais plural em 2021), parecem estar em busca desse objetivo, o Globo apresenta mudanças lentas.

Devido à aparente falta de compromisso com medidas de aumento da diversidade, empresas como a Netflix, a Amazon Prime e a Warner Bros. decidiram suspender suas atividades em conjunto com a HFPA.

Em carta à Associação, os principais executivos da WarnerMedia criticaram um plano de mudança de 18 meses apresentado, afirmando que ele é insuficiente, pois o mesmo corpo de jurados irá ditar os próximos dois ciclos de votação e indicação. "A HFPA não poderá refletir precisamente o que há de melhor na nossa indústria enquanto sua filiação não se expandir para refletir uma diversidade social, cultural e étnica que já existe nas histórias que contamos e nos colaboradores com quem trabalhamos".

A NBC, que transmitia a premiação desde 1996, disse em nota que "Ainda acreditamos que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa. Entrtanto, uma mudança dessa magnitude toma tempo e trabalho, e acreditamos piamente que a HFPA precisa de tempo para fazê-la direito. Dessa forma, a NBC não transmitirá o Globo de Ouro de 2022. Assumindo que a organização execute seu plano, estamos esperançosos de que estaremos em condições de exibir a cerimônia novamente em 2023".

Texto/Fonte: COM ASSESSORIA CNN BRASIL