Foto:
Quinta, 18 de fevereiro de 2021 - 09:05:50
Nortão lidera plantio de milho e média estadual está muito atrasada em relação a safra passada
Agronegócio

O novo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, divulgado hoje, indica que 20,90% das áreas de milho já foram semeadas no Estado até o último final de semana. Com isso, a semeadura se mantém 42,26 pontos percentuais atrás da safra passada e 26,46 pontos da média dos últimos cinco anos.

Os produtores do Nortão continuam à frente, atingindo 29,05% das áreas. No Médio-Norte onde estão os principais municípios produtores no Estado, teve avanço de 15,27 pontos percentuais na semana, totalizando 24,86% cultivados.

Em contrapartida a região centro-sul segue como amais atrasada, reportando 7,76% das áreas semeadas. Assim, o atraso na colheita em Mato Grosso tem como obstáculos os volumes de chuva, que impedem a colheita mais acelerada da soja e a disponibilidade de áreas para o cultivo do milho, acrescenta o IMEA. “Se houver menores volumes de chuvas na próxima semana, é esperado que os trabalhos se intensifiquem em ritmo dobrado, visto que boa parte da soja já está no ponto de colher”, conclui.

Texto/Fonte: Com informações Sónoticias