Foto: Reprodução
Quinta, 23 de junho de 2022 - 20:33:16
Nova cepa da dengue é identificada na cidade de Sorriso, diz pesquisa
DENGUE

Uma nova cepa do vírus da dengue foi identificada em Mato Grosso, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No estado foi identificado a circulação do genótipo do sorotipo II do vírus, mais conhecido como cosmopolita.

De acordo com a pesquisa, a cepa está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em Goiás e, em seguida, foram identificados casos em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

No estado, a análise foi feita em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT). A equipe da Fiocruz recebeu, entre 5 e 10 de junho, 32 amostras com resultado positivo prévio para dengue.

Após sequenciamento utilizando a metodologia de nanoporos, do total de amostras analisadas, 29 corresponderam ao tipo DENV-1 genótipo V, cepa mais comum no estado, e três amostras corresponderam ao DENV-2 genótipo emergente de tipo II, a variante cosmopolita.

Os casos da variante são provenientes dos municípios de Cuiabá, Nortelândia e Sorriso. Para a pesquisa, também foram colhidos materiais nos municípios de Novo MundoNova MaringáSanto Antônio do LevergerTangará da SerraLucas do Rio VerdeNova Santa Helena e Água Boa.

Segundo a Fiocruz, esta é a primeira detecção deste genótipo no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) explica que a nova cepa é mais transmissível que as variantes que já circulam no estado, mas os cuidados preventivos a esse novo genótipo da dengue são os mesmos, como a limpeza dos quintais.

Para combater e prevenir os casos de dengue no estado, a SES-MT realiza a distribuição de insumos, como inseticidas e larvicidas utilizados como medida complementar ao controle do vetor, além de fazer o controle de qualidade na identificação das larvas encontradas e coletadas nos municípios.

MATÉRIA COMPLETA

Texto/Fonte: G1 MT