Foto: Fiscalização Ager-MT
Wednesday, 30 de April de 2025 - 13:37:22
Nova metodologia digital de fiscalização visa melhorar a eficiência e a transparência do serviço público de transporte rodoviário
AGER AMPLIA CONTROLE SOBRE OPERADORAS DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS EM MT

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) adotou uma nova metodologia para fiscalizar o transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros. A estratégia inclui o uso de formulários digitais com atualização em tempo real e amplia a quantidade de indicadores de conformidade exigidos das operadoras, visando um controle mais rigoroso do cumprimento das normas.

A fiscalização agora abrange 36 itens, como a manutenção dos veículos, segurança, higiene e pontualidade. A Ager também criou um ranking trimestral de conformidade das operadoras, que é disponibilizado em seu site.

Em operação desde janeiro, a nova abordagem gerou resultados positivos no primeiro trimestre de 2025. A Ager fiscalizou 1.775 veículos e inspecionou 50.262 itens, com 49.454 em conformidade. No entanto, foram identificadas 808 desconformidades, resultando em 39 autos de infração e 8 apreensões de veículos. As irregularidades mais comuns foram para-brisa trincado, documentos de identificação, e problemas com o funcionamento do letreiro digital e higiene de sanitários.

O novo sistema de fiscalização visa promover a transparência e permitir que as concessionárias possam corrigir falhas antes da imposição de multas. O relatório completo das fiscalizações pode ser acessado no site da Ager.

Texto/Fonte: Secom MT