Foto: SES-MT
Tuesday, 27 de May de 2025 - 18:29:00
Nova Mutum treina cerca de 100 profissionais para manejo clínico e vigilância devido ao aumento de casos
SES CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM NOVA MUTUM SOBRE CHIKUNGUNYA E VÍRUS RESPIRATÓRIOS

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), promoveu capacitação para cerca de 100 profissionais da Atenção Primária em Nova Mutum nos dias 26 e 27 de maio. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros trabalhadores da saúde das Unidades Básicas e do Pronto Atendimento Municipal receberam orientações para o manejo clínico e análise de risco das arboviroses, especialmente chikungunya, e de vírus respiratórios.

A iniciativa foi solicitada pela Prefeitura local ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-ArboVR), em razão do aumento dos casos de chikungunya e vírus respiratórios no município. Segundo o técnico do Cievs Menandes Alves de Souza Neto, embora a dengue tenha apresentado queda, a chikungunya e os vírus respiratórios estão em ascensão, o que pode impactar a capacidade de atendimento devido à co-circulação viral.

Durante a capacitação, especialistas da SES apresentaram ferramentas para aprimorar a vigilância, diagnóstico e tratamento, destacando a necessidade de planos de contingência hospitalar diante do aumento das hospitalizações, principalmente por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já registrou 103 óbitos em Mato Grosso neste ano.

Dados do Painel de Arboviroses da SES apontam 35.658 casos de chikungunya com 54 óbitos, e 20.772 casos de dengue com 14 óbitos em 2025 no estado. Em Nova Mutum, foram registrados 148 casos de chikungunya e 503 de dengue até o momento.

O COE-ArboVR, instalado em março, monitora o cenário epidemiológico e coordena ações para a resposta emergencial em Mato Grosso.

Texto/Fonte: Secom MT