Um novo plano de concessão ferroviária, que prevê a construção de 2.400 quilômetros de trilhos, conectará Mato Grosso ao litoral da Bahia. A iniciativa visa integrar as regiões produtoras do Centro-Oeste aos principais portos do país, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
A nova ferrovia irá unir a Ferrovia do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em um único projeto.
O traçado, que terá início em Lucas do Rio Verde (MT) e seguirá até Ilhéus (BA), passará por diversas cidades, impulsionando o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
Um novo plano de concessão ferroviária, que prevê a construção de 2.400 quilômetros de trilhos, conectará Mato Grosso ao litoral da Bahia. A iniciativa visa integrar as regiões produtoras do Centro-Oeste aos principais portos do país, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
A nova ferrovia irá unir a Ferrovia do Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em um único projeto.
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O traçado, que terá início em Lucas do Rio Verde (MT) e seguirá até Ilhéus (BA), passará por diversas cidades, impulsionando o desenvolvimento econômico e social dessas regiões.
Em Mato Grosso, a Vale já iniciou a construção de um trecho de 383 quilômetros da Fico, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). por Pixabay
Para viabilizar essa megaobra, o governo federal pretende conceder a construção e operação da ferrovia à iniciativa privada. Estudos de viabilidade técnica e econômica já estão sendo finalizados pela Infra S.A. e serão encaminhados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda este mês.
A concessão da Fiol e da Fico para a iniciativa privada é fundamental para retirar do governo federal um investimento bilionário que se arrasta há mais de uma década. A expectativa é que a parceria público-privada acelere a conclusão das obras e garanta a eficiência na operação da ferro
Em Mato Grosso, a Vale já iniciou a construção de um trecho de 383 quilômetros da Fico, entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). Essa obra é uma contrapartida da empresa pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Na Bahia, a construção da Fiol já avançou em alguns trechos. A Bamin Mineração é responsável por 171 quilômetros de trilhos entre Ilhéus e Caetité, mas enfrenta dificuldades financeiras e pode devolver a concessão. O governo federal, por sua vez, já concluiu outros 243 quilômetros da Fiol, com investimentos de R$ 494 milhões apenas em 2024.
Há a possibilidade de a Vale assumir a concessão da Fiol, que atualmente está com a Bamin. Essa parceria poderia acelerar a conclusão das obras e garantir a integração da ferrovia com a rede ferroviária nacional.
A nova ferrovia trará diversos benefícios para o país, como:
A nova ferrovia em Mato Grosso é um projeto estratégico para o desenvolvimento do Brasil, que irá impulsionar a economia, gerar empregos e fortalecer a logística do país.