No dia 21 de Junho de 1909, representantes do Internacional reuniram-se com representantes do Grêmio na sede da Sociedade Leopoldina Porto Alegrense. O assunto em pauta; o primeiro jogo entre os clubes. O Internacional, que havia sido fundado dois meses antes, convidaria o Grêmio para ser seu primeiro oponente.
- Publicidade -
Os colorados queriam jogar no dia 27 de Junho, no entanto os gremistas tinham a proximidade de um compromisso previamente agendado com o Fuss-Ball, o então presidente do Grêmio, Major Augusto Koch, aceitou o jogo, mas informou que seu clube iria a campo com uma equipe reserva, os dirigente colorados não aceitaram.
Os clubes entraram em acordo e marcaram o jogo para o dia 18 de Julho de 1909, num domingo, no Estádio da Baixada, que pertencia ao Grêmio. Às 15h10, as equipes entraram em campo, precedidas pelos respectivos presidentes e pela banda da Brigada Militar.
- Publicidade -
Os gremistas trajavam camisas divididas verticalmente, metade azul e metade branca e calções pretos. Os colorados vestiam camisas listradas verticalmente em vermelho e branco e calções brancos. O público para assistir o clássico ficou estimado em duas mil pessoas.
O árbitro Waldemar Bromberg autorizou o inicio partida, Edgar Booth do Grêmio tocou na bola, iniciava assim o primeiro GreNal da história. Aos 10 minutos do primeiro tempo Edgar marcou o primeiro gol para os gremistas e o primeiro da história dos clássico. Both ainda marcaria mais quatro vezes, Júlio Grûnevald marcou quatro vezes e Moreira também deixou sua marca. O primeiro GreNal da história terminou com o placar de dez a zero para o Grêmio, a maior goleada de todos os tempos do clássico.