A construção da maior ponte de concreto de Mato Grosso, com 1,3 mil metros de extensão sobre o rio Juruena, já alcançou 43,91% de execução. O investimento de R$ 252,8 milhões contempla, além da ponte, o asfaltamento de 59 km da MT-208 (Nova Guarita – Aripuanã) e a construção de outras três pontes de concreto, com 50, 30 e 15 metros de extensão ao longo do trajeto.
A nova estrutura vai conectar os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, passando pelo distrito de Japuranã, e promoverá a integração da região Noroeste com o Nortão do estado. Com a obra, será possível percorrer o trajeto entre Aripuanã, Colniza, Guarantã do Norte e a BR-163 exclusivamente por vias asfaltadas.
Atualmente, a obra está em fase de lançamento de vigas, concretagem de lajes e perfuração de estacas da ponte, além da movimentação de terra para os acessos. A ponte também irá eliminar a necessidade da travessia por balsa, que atualmente leva cerca de uma hora e enfrenta limitações operacionais durante a noite e com a espera por vagas.
A conclusão total da obra está prevista para 2026.