O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de 13 pessoas presas em elevadores em duas situações distintas durante o final de semana nos municípios de Campo Verde e Lucas do Rio Verde.
No sábado (1º), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (11ª CIBM), em Campo Verde, atendeu nove pessoas presas em um elevador da torre do Mirante, na Praça João Paulo II. O equipamento parou entre o terceiro e o quarto andar, e duas vítimas apresentaram sintomas de claustrofobia, como ansiedade e dificuldade para respirar. Após tentativas de acionamento remoto do elevador e a intervenção de uma pessoa que tentou abrir a porta, os bombeiros utilizaram uma escada para retirar todos com segurança. As duas pessoas com sintomas de claustrofobia foram levadas a um hospital, e as demais sete foram liberadas no local sem ferimentos.
No domingo (2), a equipe da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (13ª CIBM), de Lucas do Rio Verde, resgatou quatro pessoas presas em um elevador de uma papelaria no bairro Menino Deus. O equipamento apresentou uma pane no 2º andar, e os bombeiros realizaram o acesso forçado usando desencarcerador. Todos foram retirados ilesos e examinados pela equipe de resgate, apresentando apenas suor leve devido ao susto.
Após os atendimentos, os elevadores foram deixados inoperantes sob responsabilidade das administrações locais. O CBMMT reforça orientações sobre como agir em caso de ficar preso em elevador, destacando a importância de manter a calma e acionar imediatamente os serviços de emergência.