Foto: Portal RBT NEWS
Quinta, 07 de março de 2024 - 16:04:36
Operação Ambiental: Polícia Militar e Sema desmantelam estrutura clandestina e apreendem armamento ilegal
Polícia Militar e Sema desmantelam estrutura clandestina
Operação Ambiental

Na última quarta-feira (06/03) Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, por meio da GU do 10º BPM, e a 1ª Comando Regional de Mato Grosso, em apoio à equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), resultou na descoberta de uma estrutura clandestina em área de Preservação Permanente (APP) nas margens do Rio Teles Pires. O flagrante, que inicialmente visava fiscalização da fauna, revelou uma realidade surpreendente e perigosa.

Enquanto os agentes ambientais realizavam a fiscalização da fauna na região, depararam-se com uma estrutura de madeira que levantou suspeitas imediatas. Ao investigarem, encontraram uma caixa de munição calibre 32 marca , contendo 19 munições intactas e uma munição recarregada manualmente.

A surpresa foi ainda maior quando o suspeito indicou o local onde escondia o armamento correspondente. Sob a lona que cobria o barraco improvisado, os policiais localizaram uma carabina de tiro único calibre 32. Além disso, foi encontrada uma sacola contendo quatro tubos de chumbo, dois tubos de pólvora, 26 espoletas e 29 cartuchos deflagrados, material utilizado para a recarga manual de munições.

O suspeito, ao ser questionado sobre a origem da caixa de munição, alegou que um conhecido a adquiriu na cidade de Boa Esperança no dia anterior, mas não soube precisar o local exato. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Sorriso para as devidas providências, sem que houvesse a necessidade do uso de algemas, e entregue sem lesões corporais.

A descoberta dessa estrutura clandestina reforça a importância das operações conjuntas entre as forças de segurança e os órgãos ambientais na preservação não apenas do meio ambiente, mas também da segurança pública. O combate a atividades ilegais em áreas protegidas é crucial para a manutenção do equilíbrio ambiental e da ordem social.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL
Galeria de imagens desta notícia