Foto: CIOPAER
Terça, 16 de junho de 2020 - 19:02:05
Operação ao desmatamento ilegal é deflagrada no norte de MT
CIOPAER/PM/PJC/SEMA
Uma operação unificada envolvendo esforços Interinstitucionais da Segurança Pública e Meio Ambiente Estadual, o qual logrou êxito graças a soma das forças dos Órgãos envolvidos e emprego do helicóptero do CIOPAER-MT. 

Mais uma operação conlcuida com sucesso pela equipe do Centro integrado de Operações Aéreas ( CIOPAER), ocorrida na data de ontem, 15, na cidade de Colniza-MT.

Resumo da Ocorrência:

O helicóptero do CIOPAER-MT (Águia 02), ontem (15.06.20), , decolou da Base CIOPAER de Sorriso-MT com destino à Colniza-MT, com  integrantes da SEMA a bordo da aeronave para fiscalização ambiental e combate ao desmatamento no Noroeste do Estado. Ao chegar na região os esforços foram direcionados para averiguação de informações de que proprietários rurais do município de Colniza estariam pulverizando produtos tóxicos, com uso de um helicóptero, em reservas florestais. Pelas informações levantadas com a finalidade de ressecamento da flora e depois possível formação de pastagens. 

O perímetro a ser vistoriado era de quase 200 km, ao se realizar sobrevoo nos pontos previsto -  65 km à noroeste da cidade -, foi verificado sinais de degradação ambiental com uso de substâncias tóxicas, o que evidenciou a proximidade com o objetivo da operação, sendo logo depois avistado pela equipe do Aguia02 um helicóptero, modelo Robinson R44, cor preta, com equipamento para pulverização acoplado, além de grande quantidade de galões de produtos tóxicos no interior de uma fazenda. Após diligências fora localizado e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município o responsável pela fazenda e um auxiliar do piloto. As guarnições da 11Companhia Independente de Polícia Militar de Mato Grosso e equipes da Polícia Judiciária Civil estiveram presentes e deram continuidade nas providências da ocorrência.

Cabe salientar, que se tratou de uma operação unificada envolvendo esforços Interinstitucionais da Segurança Pública e Meio Ambiente Estadual, o qual logrou êxito graças a soma das forças dos Órgãos envolvidos e emprego do helicóptero do CIOPAER-MT. 

Conduzidos: D.C.S 47anos e G.C.E 36 anos

Material Apreendido: 01 Robinson R44 (PR-PRV), 02 motobombas, Galões de veneno. 
 

Texto/Fonte: Com CIOPAER-MT
Galeria de imagens desta notícia