A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta segunda-feira (23) a Operação Breakfast, em Cuiabá, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), no âmbito da Operação Narke 4, promovida pelo Ministério da Justiça.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra os principais alvos da investigação, que já respondem por crimes semelhantes. Apesar disso, os pedidos de prisão preventiva foram indeferidos pela Justiça.
O nome da operação faz alusão a imóveis alugados pelos criminosos com oferta de café da manhã, onde os entorpecentes eram escondidos. A investigação começou após a apreensão de 59 tabletes de cocaína e 87 porções de maconha em uma dessas propriedades, em 2024.
Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava plataformas de aluguel para ocultar drogas em imóveis temporários. Com base nas provas, a Denarc solicitou os mandados judiciais e segue com novas diligências para aprofundar o inquérito.
A ação contou com apoio de investigadores em formação na Academia da Polícia Judiciária Civil e integra o Programa Tolerância Zero, em articulação com a Operação Inter Partes, voltada ao combate de crimes ligados ao tráfico em todo o país.
A população pode contribuir com denúncias anônimas pelo Disque 181. O sigilo é garantido, e as informações são fundamentais para enfraquecer as organizações criminosas no estado.