A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta segunda-feira (30), a Operação Caronte, como parte da continuidade das investigações sobre um cemitério clandestino descoberto em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, com apoio da Delegacia Regional e da Polícia Militar Ambiental.
Durante a operação, foram cumpridas 23 ordens judiciais de busca e apreensão em diferentes pontos da cidade. As medidas foram expedidas no contexto de apuração dos crimes de homicídio e ocultação de cadáver relacionados à área onde, desde fevereiro deste ano, já foram encontrados 11 corpos. As vítimas seguem em processo de identificação no Instituto Médico Legal (IML), que também investiga as causas das mortes.
As buscas resultaram na apreensão de drogas, armas de fogo, pescado e apetrechos de pesca, o que levou à prisão em flagrante de três indivíduos alvos dos mandados. Um dos detidos também responderá por pesca predatória, além das investigações por organização criminosa, homicídio e ocultação de cadáver.
Segundo a Polícia Civil, a operação recebeu o nome de “Caronte” em referência ao barqueiro da mitologia grega que conduzia as almas dos mortos pelos rios Estige e Aqueronte até o submundo — uma alusão direta à gravidade dos crimes investigados e à natureza macabra do cemitério clandestino.
O delegado responsável destacou que a ação visa desarticular grupos criminosos ligados aos crimes investigados e que novas diligências devem ser realizadas nos próximos dias, com base em informações coletadas durante os mandados de busca.
A Polícia Civil também aproveitou a ocasião para reforçar o apelo à população quanto à importância das denúncias anônimas. O disque-denúncia 197 segue disponível para receber informações que possam levar à apreensão de armas de fogo e à elucidação de crimes graves. A colaboração popular é considerada essencial para reduzir os índices de violência e fortalecer a segurança pública no estado.
As investigações continuam em andamento, e novas fases da Operação Caronte não estão descartadas.