Foto: Reprodução
Sexta, 01 de março de 2024 - 14:23:36
Operação da GCM mira veículos em situação de abandono em vias públicas
CURIOSIDADE
Operação se estenderá durante todo o mês de março

A Guarda Civil Municipal (GCM), órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso (Semsep), deflagra na segunda-feira (4) a operação Hígia que consiste no recolhimento de veículos automotores em vias públicas.

Ao todo, 18 guardas municipais irão atuar de forma ostensiva na sede e também nos distritos do Município. A operação ainda conta com suporte do setor administrativo e de videomonitoramento em tempo real por meio da Central de Controle Operacional (CCO).

Coordenador da GCM, Márcio Pires explica que são alvos da operação os veículos em estado de abandono, estacionado na via ou em estacionamento público, sem capacidade de locomoção por meios próprios e que, devido a seu estado de conservação e processo de deterioração, ofereça risco à saúde pública, à segurança pública ou ao meio ambiente, independentemente de encontrar-se estacionado em local permitido, conforme a Resolução nº 985/2022.

“O município de Sorriso possui um regramento próprio o qual proíbe o abandono de veículos em via pública, espaços públicos ou até mesmo em terrenos próprios. Constatada a irregularidade o veículo é recolhido ao pátio e, caso o proprietário não se manifeste dentro do prazo legal, o bem será leiloado como sucata”, afirma o GCM.

Responsável pela pasta, José Carlos Moura, afirma que a medida tem caráter de saúde pública e de segurança, uma vez que os veículos abandonados servem como criadouros de animais peçonhentos, de mosquitos Aedes aegypti – transmissores de doenças como dengue, Zika vírus e Chikungunya, e como esconderijo para pessoas nocivas a sociedade.

“O número de reclamações nesse sentido aumentou consideravelmente, e isso é reflexo da falta de zelo de uma minoria. Não é justo que os moradores de uma rua ou de um bairro inteiro sejam penalizados pela irresponsabilidade de uma única pessoa”, assevera.

Ainda de acordo com Moura, o trabalho ostensivo será direcionado com base nas denúncias feitas por moradores e informações trazidas por servidores lotados na Defesa Civil e nas secretarias municipais de Saúde e Saneamento (Semsas); e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Nossa meta é unir esforços com as demais pastas a fim de potencializar os resultados obtidos. Acredito que esse sistema de trabalho seja um dos diferenciais dessa operação em específico”, contextualiza o gestor ao ressaltar que “poucas pessoas conhecem o Município como os Agentes de Combate de Endemias e os servidores que atuam na coleta de resíduos sólidos”.

“Nosso pedido é que a sociedade de modo em geral nos auxilie. Se viu alguma atitude incorreta, independente de quem seja o autor, procure as autoridades competentes e denunciem. Afinal de contas, segurança pública é um dever do Estado e uma responsabilidade de todos”, conclui.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações de fiscalização da Prefeitura de Sorriso por meio dos telefones: 153 ou ainda (66) 3545 4700 ou (66) 9 9668 2034 - Guarda Civil Municipal.

Operação Hígia

Segundo a mitologia grega, Hígia era a deusa da preservação da saúde, da limpeza e da sanidade mental, motivo pelo qual o nome foi escolhido para batizar a operação da GCM de Sorriso.

Texto/Fonte: Michel Ferreira de Souza SECOM