A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Lex Terrae – fase 1, visando combater um conflito agrário que se arrasta por mais de 20 anos na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade. A ação cumpriu 12 mandados judiciais de busca e apreensão contra envolvidos em episódios de violência, incluindo ameaças armadas e tentativas de homicídio relacionados à disputa por terras.
Apesar de decisões judiciais que garantiram a posse legítima das terras em disputa, grupos armados continuavam promovendo invasões e ações violentas. Durante a operação, foram apreendidos celulares, armas de fogo, munições e outros materiais, além da prisão em flagrante de duas pessoas por posse ilegal de arma.
A ação reuniu dezenas de policiais civis e contou com o apoio das delegacias regionais de Pontes e Lacerda, Cáceres e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer). Os presos foram encaminhados para audiência de custódia e o material apreendido enviado para perícia.
O delegado Luiz Roberto Camargo Rodrigues, coordenador da operação, destacou que a iniciativa integra um plano estratégico da Polícia Civil para pacificar a região, garantir decisões judiciais e preservar a ordem no campo.