A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Narco Zero, com foco em desarticular uma ampla rede de tráfico de drogas instalada na região Noroeste do estado. Ao todo, foram expedidos 42 mandados judiciais — 18 de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão — nas cidades de Juruena, Castanheira e arredores.
As ordens judiciais foram autorizadas pela Vara Única de Cotriguaçu e Juruena com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Juína, em parceria com a Delegacia de Juruena. A operação contou com o envolvimento de mais de 70 policiais civis.
As investigações começaram em agosto de 2024, após a prisão em flagrante de um dos líderes do grupo, conhecido como “Chefe”, com quem foram apreendidas uma arma de fogo e munições. A partir de provas encontradas com o suspeito, a polícia identificou a estrutura da organização criminosa, responsável por abastecer pontos de venda de drogas nas duas cidades e em municípios vizinhos.
De acordo com a Polícia Civil, a rede atuava com uma divisão de tarefas bem definida, em que cada integrante era responsável pela venda e pelo repasse dos lucros, caracterizando associação criminosa voltada ao tráfico.
A ação integra o Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e está vinculada à Operação Inter Partes, além de fazer parte da Operação Narke 4, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com atuação coordenada entre estados no combate a facções e tráfico de drogas.