A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (28) a operação Rota Final para desmantelar um esquema criminoso que desviou 100 toneladas de milho de uma fazenda em Ribeirãozinho. As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Torixoréu e apontaram envolvimento de funcionários da propriedade e transportadores no furto qualificado, falsificação de documentos e associação criminosa.
A operação cumpre 37 ordens judiciais, incluindo sete mandados de prisão, sete de busca e apreensão, e diversas medidas cautelares como quebras de sigilo telemático, bloqueio de contas bancárias, suspensão de empresas e sequestro de veículos. As ações ocorrem em Nova Mutum, Nova Monte Verde, Cuiabá e Caiapônia (GO), com apoio de delegacias regionais e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
As investigações começaram após o desaparecimento das cargas, em setembro de 2024, quando dois caminhões saíram da fazenda sem seguir o protocolo de embarque e sem emissão de notas fiscais. Posteriormente, foi descoberto que os grãos haviam sido descarregados em uma empresa no distrito industrial de Cuiabá.
A polícia reuniu provas como registros de pagamentos ilícitos, identificação de motoristas e rastreamento de veículos. A operação continua com diligências para apurar o envolvimento de todos os suspeitos e assegurar a responsabilização criminal dos envolvidos.