Foto: PC-MT
Friday, 05 de September de 2025 - 07:35:49
Operação Shamar mobiliza mais de mil policiais e realiza ações educativas e preventivas em todo o estado
POLÍCIA CIVIL PRENDE 484 HOMENS POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM MT EM 35 DIAS

Entre 1º de agosto e 4 de setembro de 2025, a Polícia Civil de Mato Grosso prendeu 484 homens e conduziu 260 suspeitos às delegacias durante a Operação “Shamar”, voltada à proteção de mulheres e grupos vulneráveis. A ação mobilizou 1.081 policiais civis em Cuiabá, região metropolitana e interior do estado.

Durante os 35 dias de operação, foram realizadas 1,1 mil diligências, atendidas 2 mil vítimas e checadas mais de 250 denúncias de violência doméstica. As prisões incluíram 366 em flagrante, 90 preventivas, 23 civis por pensão alimentícia, cinco temporárias e 19 menores apreendidos. Além disso, 60 armas de fogo e 295 munições foram retiradas de circulação.

As unidades da Polícia Civil registraram 1.695 boletins de ocorrência relacionados à Lei Maria da Penha, instauraram 1,4 mil inquéritos, requisitaram 1.352 medidas protetivas e concluíram 831 inquéritos com autoria identificada.

As ações também tiveram caráter educativo e preventivo, com 459 palestras alcançando mais de 18 mil pessoas, 91 panfletagens envolvendo cerca de 9,2 mil pessoas e 82 materiais de mídia social publicados, atingindo mais de 51 mil pessoas. As atividades ocorreram em escolas estaduais e municipais, zonas rurais, empresas privadas e órgãos públicos, além de estabelecimentos comerciais, reforçando orientações sobre prevenção e denúncia.

Segundo a delegada Mariell Antonini, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, a operação atuou de forma integrada, promovendo ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas para combater a violência contra mulheres e garantir a proteção de grupos vulneráveis. “Este trabalho reafirma o compromisso da Polícia Civil mato-grossense com a proteção e prevenção dos direitos das mulheres a qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral”, destacou.

A Operação Shamar, promovida anualmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, é realizada nos 26 estados e no Distrito Federal durante o mês de agosto, em referência à campanha “Agosto Lilás”, dedicada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Texto/Fonte: Secom MT