Neste mês de outubro, Mato Grosso registrou pelo menos oito operações de combate à adulteração de bebidas alcoólicas, envolvendo os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Barra do Garças, Água Boa, Nova Xavantina e Querência. As ações contaram com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), além de vigilâncias sanitárias e órgãos de fiscalização.
Segundo o coronel Fernando Augustinho, secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, as operações têm caráter preventivo e integrado, com foco em localizar e fechar fábricas clandestinas, além de monitorar pontos de venda. “O trabalho conjunto aumenta a eficiência das ações. A Politec realiza análise de rótulos, tampas e do produto, gerando provas para investigações”, explicou.
Uma das operações em Várzea Grande resultou na retenção de mais de 7 mil garrafas de whisky, após denúncias de intoxicação por metanol na região do Araguaia entre os dias 11 e 14 de outubro. Uma das vítimas precisou ser internada em Goiânia (GO). As investigações identificaram divergências entre números de lote das caixas e das garrafas, motivando a retirada preventiva do mercado até conclusão do inquérito, segundo o delegado Rogério Ferreira, titular da Decon.
O trabalho pericial segue quatro etapas: coleta e preservação das amostras no local de crime; documentoscopia, que verifica rótulos, lacres e selos; análise química detalhada para detectar substâncias perigosas, como metanol; e toxicologia forense, com cromatografia para medir níveis de substâncias tóxicas.
O diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, destacou a importância do trabalho técnico para confirmar o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado, permitindo ações de prevenção e responsabilização. “A perícia oficial assegura a proteção da saúde pública, identifica a origem do produto adulterado e interrompe a cadeia de distribuição, garantindo justiça e segurança à população”, afirmou.
As operações reforçam a atuação integrada das forças de segurança em proteção da saúde e prevenção de crimes relacionados à adulteração de bebidas alcoólicas em Mato Grosso.