Foto: CBMMT
Friday, 05 de September de 2025 - 07:31:11
Operações intensivas envolvem equipes em solo, aeronaves e monitoramento de focos ativos em todo o estado
CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM 37 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM MT NESTA QUINTA-FEIRA

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua o combate a 37 incêndios florestais nesta quinta-feira (4.9), atuando em diversas regiões do estado. Nas últimas 24 horas, três incêndios foram totalmente extintos nos municípios de Poconé, Vila Rica e Itiquira, enquanto cinco focos permanecem controlados, sem risco imediato de propagação, em Nossa Senhora do Livramento, Cláudia e Querência.

As operações se concentram em municípios como Cuiabá (Distrito do Aguaçu), Primavera do Leste, Nova Maringá, União do Sul, Feliz Natal, São José do Rio Claro, Confresa, Cocalinho, Torixoreu, Ribeirão Cascalheira, Porto dos Gaúchos, Aripuanã, Nova Canaã do Norte, Novo Mundo, Paranaíta e Terra Nova do Norte. Em Marcelândia, há três focos ativos, e em Nova Bandeirantes, quatro. Outros municípios, como Santo Antônio de Leverger, Vila Bela da Santíssima Trindade, Guarantã do Norte, Planalto da Serra, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo e Barra do Garças, possuem dois focos em combate cada.

Em Barra do Garças, os bombeiros atuam na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul, contando com apoio aéreo de aeronaves, além de equipes em solo. Todas as operações envolvem também máquinas pesadas, caminhões-pipa e helicóptero, com esforços contínuos para conter o fogo e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.

O monitoramento estadual indica 99 focos de calor ativos, dos quais 83 correspondem a incêndios florestais, incluindo 15 em terras indígenas, e 16 a queimadas irregulares. Entre as áreas indígenas afetadas estão as Terras Indígenas Areões, Capoto/Jarina, Maraiwatsede, Marechal Rondon, Parque do Xingu, São Marcos, Zoró, Pimentel Barbosa e Ubawawe. Nestes locais, o combate é de responsabilidade federal, e o CBMMT não foi acionado até o momento.

Além disso, 16 focos irregulares estão sendo fiscalizados pela Operação Infravermelho, coordenada a partir da Sala de Situação Central no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá. Com imagens de satélite e tecnologias de monitoramento, a operação busca prevenir incêndios e responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 185 focos ativos em 105 municípios, incluindo incêndios florestais e queimadas irregulares, abrangendo localidades como Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Sinop, Sorriso, Vila Rica, entre outros.

O Programa BDQueimadas do Inpe registrou, nas últimas 24 horas, 73 focos de calor: 36 na Amazônia, 29 no Cerrado e 8 no Pantanal. O CBMMT reforça que o uso do fogo em limpeza de áreas rurais é proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal, de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e no Cerrado, e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias de incêndios podem ser feitas pelo 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Texto/Fonte: Secom MT