A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) apresentou nesta terça-feira (6) os resultados das Operações Minerva e Destino Final 2, realizadas em Sinop e Sorriso. Em entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal, Antônio Freire, revelou que aproximadamente R$ 1 milhão foram apreendidos nas investigações que visam desarticular o núcleo financeiro de uma facção criminosa. As operações resultaram no cumprimento de 14 mandados de prisão, sendo nove mulheres, e 13 mandados de busca e apreensão de armas e drogas nas duas cidades.
De acordo com o delegado, a facção utilizava uma estratégia que envolvia mulheres para transportar valores provenientes da venda de entorpecentes, uma tática que visava dificultar a detecção pelas autoridades. O grupo criminoso centralizava suas operações financeiras em Sinop, com a empresária de Várzea Grande sendo responsável por recolher os valores e repassá-los aos traficantes.
As investigações, que começaram este ano, contaram com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Federal. A ação também envolveu 35 policiais militares de Sinop e Sorriso, que cumpriram todos os mandados com sucesso, sem falhas.
O promotor Marcelo Linhares informou que as investigações do GAECO e da Polícia Federal foram integradas, resultando na ação de hoje, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. As apreensões estão sendo analisadas, e as investigações seguem para identificar outros membros do grupo.