Foto: Montagem
Sábado, 08 de julho de 2023 - 09:47:14
Os motores políticos da capital do agronegócio brasileiro estão aquecendo
ELEIÇÕES DE 2024
Em quem voce votaria para prefeito e vice de Sorriso

Semanalmente encontros estão sendo feitos para acertar a melhor dupla para o enfrentamento político em outubro de 2024, data que todos saberão quem vai comandar a quinta economia do estado de Mato Grosso.

A cidade de Sorriso, que arrecada cerca de 3 milhões por dia, é uma das administrações mais cobiçadas. Dona do próprio nariz, Sorriso se destaca no agronegócio, sendo a cidade que mais produz grãos do planeta.

O prefeito Ari Lafin, ainda não definiu publicamente o seu sucessor. Uma fonte informou a reportagem que será o então secretário de administração, o advogado Estevan Calvo Filho, PSDB, para assumir a candidatura ao executivo municipal.

Outro nome muito forte para a corrida política, é do vice prefeito, Gerson Bicego, que deixou o MDB e migrou para o PL na tentativa frustrada de concorrer a uma cadeira da Assembleia Legislativa do Estado.

Gerson que já foi vereador, está no segundo mandato com o Ari, mas não conta com o apoio incondicional desde. Segundo informações, lideranças do agro não o aceitam, por entenderem que ele é de esquerda, o que atrapalharia e muito a corrida eleitoral, haja vista Sorriso ter na sua maioria a direita como escolha de plano de governo, direcionada ao agronegócio.

A candidatura única é uma vontade do atual prefeito, mas historicamente a população de Sorriso não é muito adepta a esta ideia.

Leandro Damini, que é vereador e atingiu uma votação história na última eleição, 3340 votos, e para deputado estadual na eleição de 2022, conseguiu 24793 votos, é o nome forte para o executivo sorrisense. É do mesmo partido do atual prefeito, mas aparentemente não é o escolhido por Ari para sucede-lo. Damiani é um político muito popular entre as classes D e E, o que falta é conquistar os empresários e o agronegócio.

Em torno das amarrações políticas, Acácio Ambrosini, vereador, foi candidato a deputado federal por Sorriso atingindo 31819 votos, é outro nome importante para o executivo municipal. Conhecido como articulador e direto nas suas falas, Acácio poderá ser a opção de boa parte do agronegócio e dos empresários da cidade, já que tem boa convivência entre eles, principalmente com o ex prefeito Dilceu Rossatto, que o apoiou fortemente na última campanha a deputado federal.

E quem seriam os vices? Circula nas rodas de conversas que o vereador Mauricio Gomes, Jane Delalibera, Hilton Poliselo, Sadi Beledele, poderiam estar articulando para a segunda cadeira

.

Tudo dependerá qual o partido político que estarão, as tratativas já estão ocorrendo e só saberemos no ano quem vem, em meados de março/abril quando a janela partidária será aberta.

Especulações ditam as possíveis duplas: Damiani e Mauricio Gomes, Damiani e Jane Delalibera, Damiani e Acacio Ambrosini, Estevan e Poliselo, Estevan e Acácio Ambosini, Estevan e Sadi Beledele, Acácio e Damini, Acácio e Jane Delalibera, Gerson e Acácio, Gerson e Damini, Gerson e Sadi, Gerson e Poliselo.

Logicamente, que novas duplas aparecerão e o “jogo político” pode ter novos jogadores. Mas uma coisa é certa, nomes não irão faltar para a população fazer suas escolhas.

Conheça melhor Sorriso-MT, acessando os sites:

https://site.sorriso.mt.gov.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sorriso

 

 

 

Texto/Fonte: DA REDAÇÃO