O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta terça-feira (27) a flexibilização de normas recentes para a orla do Rio, após reunião com barraqueiros e quiosqueiros. A decisão inclui o retorno da música nos quiosques, agora com regras de horário (das 12h às 22h) e limite de volume, sob fiscalização da concessionária Orla Rio. Multas variam de R$ 1 mil a cassação da licença, em caso de reincidência.
Também foi liberada novamente a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro, além da permissão para que barracas exibam nomes e logos — desde que respeitado um padrão de até 3 metros por 40 centímetros. Bandeiras também foram temporariamente autorizadas até regulamentação definitiva.
“A praia é um espaço democrático. Não pode virar área privatizada por quem chega cedo e ocupa tudo”, afirmou Paes, destacando que o objetivo é ordenar o uso do espaço público sem restringir o comércio tradicional.
As medidas atendem a demandas dos comerciantes, que participaram da elaboração das novas regras. Para Paulo Juarez Vargas da Silva, representante dos barraqueiros, a solução foi bem recebida: “Agora podemos usar nome, número, logo e até bandeira da barraca, com regras claras”.