A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, elogiou nesta quarta-feira (2) o Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso, destacando-o como uma das experiências mais eficazes do estado para transformar ciência e inovação em desenvolvimento. A visita às obras, localizadas na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e demais autoridades locais.
Com um investimento superior a R$ 18,2 milhões do Governo de Mato Grosso, o projeto está na fase final de construção e tem previsão de inauguração ainda neste ano. A ministra ressaltou a importância do ecossistema local para o sucesso da iniciativa e sinalizou a possibilidade de apoio federal para o financiamento de um supercomputador, equipamento estimado em R$ 15 milhões, essencial para o desenvolvimento tecnológico do centro.
O secretário Allan Kardec apresentou o andamento das obras e destacou os esforços para atrair empresas inovadoras, unindo poder público, universidades e iniciativa privada para buscar soluções inteligentes e sustentáveis. Entre os projetos previstos, estão iniciativas de sustentabilidade, como captação de água da chuva e geração de energia limpa, que visam reduzir os custos das instituições que se instalarem no parque.
O diretor Rafael Bastos explicou que, mesmo antes da conclusão das obras, o parque já está estabelecendo parcerias para se tornar um polo de serviços para a indústria, universidades e a comunidade em geral. Com 16 hectares, o espaço foi criado para fomentar pesquisa, inovação e cooperação entre instituições públicas e privadas, consolidando Mato Grosso como um polo de tecnologia.
Participaram da visita representantes da Unemat, Fapemat, Finep, além da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, e da deputada estadual Professora Graciele.