Foto: Divulgação
Wednesday, 22 de October de 2025 - 08:17:22
Peças das Redeiras de Limpo Grande são assinadas pelo estilista Amir Slama
secel.mt.gov.br Peças das Redeiras de Limpo Grande chegam às passarelas do São Paulo Fashion Week 3–4 minutes As produções da Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte), em Várzea Grande, estiveram na passarela do São Paulo Fashion Week 2025. A

As produções da Associação das Redeiras de Limpo Grande (Tece Arte), de Várzea Grande, marcaram presença na passarela do São Paulo Fashion Week 2025. Cinco peças exclusivas, desenvolvidas pelo coletivo de 55 mulheres redeiras da etnia Guaná, foram assinadas pelo estilista Amir Slama, com destaque para saídas de banho que incorporam elementos típicos mato-grossenses.

O coletivo chegou ao setor de moda após participar do programa de aceleração de negócios criativos Move_MT, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com o instituto Oi Futuro. A iniciativa oferece mentorias e capacitação em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos, totalizando mais de 1.700 horas de aprendizado.

Cinco das iniciativas premiadas no programa participaram de intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, onde tiveram contato com a estilista Isabela Capeto, resultando na primeira colaboração da Tece Arte com a moda nacional. Para a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a conquista evidencia o potencial do setor em Mato Grosso e o crescimento das habilidades de gestão e empreendedorismo do coletivo.

O desfile, assinado por Amir Slama, destacou a moda praiana com sofisticação e elementos culturais locais, ampliando a visibilidade do artesanato mato-grossense em nível nacional. Mais informações sobre os trabalhos da Tece Arte podem ser acompanhadas pelo Instagram da Associação (@teceartemt).

Texto/Fonte: Secom MT