Foto: Reprodução/Globo Rural
Wednesday, 28 de May de 2025 - 08:44:24
Pescador encontra tilápia com mais de 5 kg no Paraná, peso considerado raro no comércio
PEIXE GIGANTE SURPREENDE NO SUL

Um pescador no Paraná fisgou uma tilápia com mais de 5 kg, tamanho considerado incomum no setor comercial. Apesar de ser um feito notável, o zootecnista João Alfredo Sampaio, da Emater-RS, esclarece que, na natureza, a espécie pode ultrapassar os 10 kg.

Comercialmente, as tilápias são abatidas por volta dos 750 gramas, geralmente aos seis meses de idade, período em que apresentam carne mais macia e saborosa. A tilápia capturada, por ter crescido livremente, provavelmente escapou do ciclo produtivo tradicional.

Peixes mais velhos e maiores, como o da foto feita no Paraná, têm carne mais firme e fibras musculares densas — o que pode comprometer o sabor, mas impressiona pelo porte. Casos assim revelam o potencial da espécie quando fora dos sistemas de cultivo intensivo.

Texto/Fonte: G1