Foto: Sema-MT
Monday, 22 de September de 2025 - 17:16:07
Pescadores foram multados em R$ 10,7 mil e responderão por infração ambiental
SEMA E PM APREENDEM 6,8 KG DE CACHARA DESCARACTERIZADA EM GAÚCHA DO NORTE

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em ação conjunta com a Polícia Militar, apreendeu 6,8 quilos de peixe da espécie cachara, descaracterizado e congelado, em Gaúcha do Norte. A captura dessa espécie é proibida pela legislação vigente. Os responsáveis foram multados em R$ 10.798.

A operação ocorreu na sexta-feira (19.9), durante patrulhamento terrestre em um rancho às margens do Rio Coliseu. No local, os fiscais encontraram a cachara no freezer e também localizaram um exemplar vivo no barco, que foi solto. Além dos peixes, foram apreendidos 22 anzóis de pinda, uma tarrafa, um barco, um motor de popa e um freezer. Também foram encontrados armamentos e munições: uma espingarda, uma pistola, um carregador, seis cartuchos e 12 munições.

Duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Gaúcha do Norte para registro do boletim de ocorrência, auto de inspeção e termo de apreensão.

A legislação prevê que pescadores profissionais podem capturar, transportar e comercializar espécies, exceto as 12 restritas: cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirarara, pirarucu, trairão e tucunaré. Pescadores amadores devem seguir regras de pesque e solte, limitando-se a dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, apenas para consumo local, sendo proibida a comercialização.

Peixes exóticos ou predadores podem ser transportados apenas dentro da bacia hidrográfica em que ocorrem naturalmente. Transporte fora da área autorizada configura infração ambiental. Denúncias de pesca ilegal podem ser feitas à Ouvidoria Setorial da Sema pelo número (65) 98153-0255, e-mail [email protected]

Texto/Fonte: G1