Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Quarta, 01 de março de 2023 - 09:45:24
PF apreende ouro, joias, barco e veículos em operação contra garimpo em terra indígena em MT
OPERAÇÃO PEIXE GRANDE
A Polícia Federal recuperou 334 gramas de ouro extraído de forma ilegal da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá), nesta terça-feira (28), durante a “Operação Peixe Grande”.

A Polícia Federal recuperou 334 gramas de ouro extraído de forma ilegal da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá), nesta terça-feira (28), durante a “Operação Peixe Grande”. Ao todo, dois suspeitos seguem foragidos e outros dois foram presos. A ação também resultou na apreensão de 1kg de mercúrio, joias, vários celulares, dois carros, uma moto, um barco, um motor de poupa, uma motoserra e duas britadeiras de concreto usadas na extração.

As ordens judiciais foram cumpridas em Pontes e Lacerda e Confresa, em Mato Grosso, e em São José do Rio Preto, em São Paulo. Um advogado também está entre os alvos da ação policial. Ainda segundo a PF, além do advogado, proprietários ou sócios de empresas dedicadas à comercialização de metais preciosos também são alvos da operação.

A ação tem o objetivo de desintegrar a organização criminosa e encerrar as atividades ilegais financiadas pela extração ilegal de ouro, assim como acabar com a degradação ambiental e os danos sociais e humanitários causados à populações da região.

As investigações começaram durante a Operação “Rainha de Sararé”, em 2022. Segundo a análise dos dados financeiros, em menos de três anos, foram identificadas mais de 47 milhões em movimentações suspeitas.

Texto/Fonte: O documento