A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Cassandra, que mira um grupo criminoso suspeito de tráfico internacional de mulheres para exploração sexual. Desde 2017, a organização mantinha rígido controle sobre as vítimas. Até agora, 70 mulheres foram identificadas como exploradas.
No Brasil, 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal cumprem cinco mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além disso, a Justiça determinou 13 medidas restritivas de direitos contra investigados.
Na Irlanda, em ação coordenada com a Operation Rhyolite, três pessoas foram presas e houve buscas em imóveis e estabelecimentos ligados à quadrilha. A ação internacional conta com apoio da Europol e da Guarda Nacional irlandesa.
Além do tráfico de mulheres e da exploração sexual, os investigados podem responder por rufianismo, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e tributários. Segundo a PF, os criminosos usavam fraudes documentais e movimentações financeiras ilícitas para ocultar os lucros do esquema.
Em Santa Catarina, onde se concentra a maior parte das ações, foram expedidos mandados em Florianópolis, São José, Camboriú, Biguaçu e Palhoça. Também há diligências em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá e Belo Horizonte.