Foto: Camilla Zen
Quarta, 17 de novembro de 2021 - 15:16:19
PF encontra mais de 330 caminhonetes emplacadas ilegalmente em MT
SEGURANÇA PÚBLICA / MÁFIA DA HILUX E S10
Irregularidades ocorreram porque os acusados compravam os veículos com menor que o preço usual e realizava o recolhimento de tributos federais e estaduais, causando rombo de R$ 500 milhões aos cofres públicos.

As investigações da "Operação Francamente", deflagrada nesta quarta-feira (17), conta a máfia das caminhonetes, apontaram que do total de 996 veículos irregulares, 331 foram emplacados em Mato Grosso, o que representa 33,2%.

Segundo o Ministério Público Estadual, as caminhonetes Chevrolet S10 foram identificadas com situação irregular em outubro de 2020. Elas estavam em circulação nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, e no Distrito Federal.

 

O esquema foi descoberto durante abordagem a um caminhão “cegonha” no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Cáceres (225 km de Cuiabá) em julho de 2020.

 

Leia também

 

Máfia das caminhonetes desviou R$ 16 milhões de tributos de MT

 

Grupo tinha joias, maços de dinheiro e relógios de luxo

PF fecha o cerco contra máfia das caminhonetes em MT e AM

Na ocasião, foi verificado que os três veículos novos que estavam sendo transportados vinham da Zona Franca de Manaus. Os policiais suspeitaram de irregularidades nos Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) devido à origem e à característica dos automóveis, sendo duas S10 e uma Hilux, todas zero-quilômetro.

As irregularidades foram confirmadas pela Inspetoria da Receita Federal em Cáceres.

Os veículos tiveram origem em uma área beneficiada por incentivos fiscais e seus emplacamentos foram realizados sem as anotações das restrições tributárias, indicando possível fraude na emissão dos documentos de licenciamento.

Não há informações se os veículos foram apreendidos.

Texto/Fonte: JOÃO AGUIAR - Repórter MT