A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Desterro, com o objetivo de cumprir 13 mandados judiciais contra integrantes de uma facção criminosa suspeita de envolvimento no desaparecimento e assassinato de cinco maranhenses em Várzea Grande. A ação foi conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande. Durante as diligências, dois homens foram presos em flagrante, um deles usando uma tornozeleira eletrônica pertencente a outra pessoa. Também foi apreendida uma arma de fogo.
De acordo com o delegado Rogério Gomes, todos os alvos possuem histórico criminal por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e participação em organização criminosa.
O crime
As investigações apontam que as cinco vítimas, oriundas do Maranhão, chegaram a Várzea Grande no dia 9 de janeiro deste ano. No dia seguinte, teriam sido identificadas pelos criminosos como integrantes de uma facção rival. Os maranhenses foram então retirados de um alojamento no bairro Jardim Primavera e levados para outro local.
Segundo a polícia, os homens foram submetidos a um "tribunal do crime", executados e tiveram os corpos ocultados. Dois cadáveres foram encontrados no bairro Perinel. Os corpos das outras três vítimas ainda não foram localizados.
Investigações continuam
A Operação Desterro tem como foco a coleta de celulares e outros elementos que possam auxiliar na elucidação do caso. A ação contou com o apoio da Diretoria Metropolitana da Polícia Civil e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no crime e localizar os corpos das vítimas ainda desaparecidas.