A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (30) a Operação Impetus em Rondonópolis, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e associação para o tráfico. Foram cumpridas 38 ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, revelaram a atuação estruturada do grupo criminoso no bairro Jardim Tropical e regiões próximas.
Um dos principais alvos é um detento da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), apontado como "gerente do tráfico" e responsável pela disciplina interna da facção. Mesmo preso, ele organizava a distribuição de drogas nas chamadas “lojinhas”, recolhia lucros e mantinha a contabilidade do tráfico.
A operação mobilizou 74 policiais civis de várias delegacias da região, incluindo unidades de Jaciara, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira e Pedra Preta, além de equipes da Delegacia da Mulher, 1ª Delegacia de Polícia e da DHPP de Rondonópolis.