Foto: Polícia Civil de Mato Grosso
Sábado, 17 de dezembro de 2022 - 10:36:06
Polícia Civil cumpre mandados de prisão e de busca contra envolvidos em golpe do Falso Emprego
ESTELIONATO
Suspeitos se passavam por funcionários de uma secretaria de estado para oferecer vagas em diferentes áreas

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, cumpriu 10 ordens judiciais entre mandados de prisão e busca e apreensão, na Operação Mamom, deflagrada na terça-feira (13.12), contra suspeitos de se passarem por funcionários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para oferecerem falsas vagas de emprego.

Na operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão domiciliares e três pessoas foram presas por mandado de prisão preventiva.

Segundo o delegado Alexandre da Silva Nazareth, os suspeitos ofereciam falsas vagas de emprego em diversas áreas, como professores, monitores, segurança, bibliotecários, entre outros. Aproximadamente 50 pessoas foram vítimas do golpe. 

A investigação iniciou em março de 2022, identificando o alvo principal, que se passava por Coordenador da Seduc e se apresentava nas reuniões de arregimentação de novas vítimas acompanhado de um suposto motorista, um suposto segurança, uma suposta secretária.

Para aplicar o golpe, os suspeitos cobravam uma tarifa admissional de aproximadamente R$ 200 de cada vítima pelas vagas, que supostamente seriam em escolas estaduais de Mato Grosso, inclusive no interior do estado. O suposto exame admissional (exame de sangue) era realizado em um laboratório de Cuiabá.

Com a identificação dos envolvidos, foi representando pelos mandados de busca e apreensão e de prisão contra os suspeitos, que foram deferidas pela Justiça e cumpridas na terça-feira (13). Durante as buscas foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados, documentos pessoais das vítimas e suposta ficha de inscrição.

“Com a apreensão dos celulares e documentos será possível coletar novas e mais provas contra os investigados que poderão tornar a investigação mais robusta, assim como identificar outros envolvidos nos crimes”, disse o delegado.

Texto/Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT