A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (8), com apoio de diversas instituições públicas e voluntários, a operação “Aconchego” no centro de Cuiabá. A ação tem como objetivo enfrentar crimes como tráfico, roubos e furtos, além de oferecer acolhimento e serviços a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Com 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), as equipes atuaram com base em investigações conduzidas pelas Delegacias Especializadas de Repressão a Narcóticos (Denarc) e de Roubos e Furtos (Derf). A operação mobilizou 60 policiais civis e contou com apoio de cães farejadores da Polícia Penal, cumprindo mandados em pontos comerciais e residenciais.
Além do combate à criminalidade, a operação também promoveu atendimento social. No Ginásio Dom Aquino, foi montada uma estrutura de triagem para receber pessoas em situação de rua que desejassem acolhimento. Foram oferecidos banho, alimentação, exames rápidos, emissão de documentos e outros serviços básicos de saúde e assistência.
Mais de 100 profissionais participaram da ação, entre membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec e Polícia Penal, além de agentes das secretarias municipais de Cuiabá – como as de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Mulher, Comunicação e Esporte. A iniciativa também contou com apoio do projeto social “Anjos da Madrugada”, da Igreja Universal.
A operação “Aconchego” integra uma estratégia de segurança pública aliada à promoção da dignidade humana, unindo repressão qualificada ao crime e ações de inclusão social.