Foto: MTUOL
Segunda, 25 de março de 2024 - 15:07:01
Polícia Civil deflagra Operação Black Stone para investigar assassinato de PM
Polícia Civil deflagra Operação Black
investigar assassinato de PM

Nesta segunda-feira (25.03), a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, iniciou a Operação Black Stone, com o objetivo de cumprir 13 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva relacionados ao assassinato de um policial militar no início deste ano, no sul do estado.

Os mandados foram executados nas cidades de Pedra Preta, Rondonópolis e Cuiabá.

O sargento da Polícia Militar, Djalma Aparecido da Silva, de 47 anos, foi morto no dia 22 de janeiro, na cidade de Pedra Preta. Ele foi atingido por disparos no rosto enquanto caminhava na calçada do centro de eventos da cidade. O militar prestava serviço em Alto Garças e Alto Taquari, mas residia com a família em Pedra Preta. O veículo utilizado pelos autores do crime, um Renault Sandero, foi encontrado incendiado horas depois, no bairro Morumbi.

As investigações conduzidas pela Derf Rondonópolis identificaram os responsáveis pelo monitoramento e vigilância da vítima, tanto em Pedra Preta quanto em Alto Taquari, onde o policial também atuava. Além disso, a Polícia Civil identificou os autores diretos do crime e o apoio operacional para a ação criminosa.

O delegado Santiago Sanches explica que a Operação Black Stone é a segunda etapa da investigação para identificar os autores e reunir informações para as próximas etapas da apuração criminal. “As investigações continuarão até a identificação de todos os envolvidos, incluindo os mandantes do crime contra o policial militar, e a motivação para o crime”, acrescentou o titular da Derf de Rondonópolis, ressaltando que a investigação está sob sigilo.

A Operação Black Stone conta com o apoio das equipes da Delegacia de Pedra Preta, Delegacia Regional de Rondonópolis, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais e Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

Na primeira fase investigativa, um dos participantes do homicídio foi preso. No dia 28 de janeiro, Paulo Ricardo da Silva Ferreira foi detido pelas equipes da Derf de Rondonópolis e Delegacia Regional. Ele teve a prisão temporária decretada pela Vara Única de Pedra Preta após ser identificado nas investigações como a pessoa responsável pelo veículo usado no crime. Durante a prisão, o investigado quebrou seu celular jogando o aparelho contra o chão.

Texto/Fonte: